Coordenação Pedagógica

REUNIÕES 2015

16/06/2015 17:21
03/06/2015 19:02
Reunião 3 de Junho - Parte 1.jpeg (394,2 kB) Reunião 3 de Junho - Parte 2.jpeg (551,7 kB)  
03/06/2015 19:00
Reunião 27 de Maio - Parte 1.jpeg (528,2 kB) Reunião 27 de Maio - Parte 2.jpeg (551,6 kB) Reunião 27 de Maio - Parte 3.jpeg (477,2 kB)  
12/05/2015 14:29
06 DE MAIO - PARTE 1 DE 2.pdf (597 kB) 06 DE MAIO - PARTE 2 DE 2.pdf (665,8 kB)  
12/05/2015 14:28
15 DE ABRIL - PARTE 1 DE 2.pdf (588,9 kB) 15 DE ABRIL - PARTE 2 DE 2.pdf (560,3 kB)  
12/05/2015 14:27
01 DE ABRIL - PARTE 1 DE 2.pdf (575,5 kB) 01 DE ABRIL - PARTE 2 DE 2.pdf (522,4 kB)  
12/05/2015 14:27
8 DE ABRIL - PARTE 1 DE 2.pdf (577,5 kB) 8 DE ABRIL - PARTE 2 DE 2.pdf (568,2 kB)  
12/05/2015 14:26
25 DE MARÇO - PARTE 1 DE 3.pdf (698,4 kB) 25 DE MARÇO - PARTE 2 DE 3.pdf (540,7 kB) 25 DE MARÇO - PARTE 3 DE 3.pdf (470,7 kB)  
1 | 2 >>

Coordenação Pedagógica

O coordenador pedagógico é co-responsável pelos resultados das aprendizagens dos alunos. Portanto, tem como desafio a implementação de ações com intencionalidade formativa voltadas para a qualificação constante e permanente dos professores, o que implica na legitimação do coordenador como formador.

Conseqüentemente é sua responsabilidade a viabilização de mudanças na sala de aula e na dinâmica da escola, o que conduz a um impacto bem mais produtivo e significativo do processo educativo.

- Promove a formação dos professores.

- Observa as aulas, para auxiliar os professores no desenvolvimento de suas atividades e, se necessário, para aplicar uma didática mais eficiente,

- Supervisiona a escola como um todo.

- Participa da reunião de pais, juntamente com os professores.

- Colabora no PPP.(Projeto Político Pedagógico)

- Acompanha a implantação do Projeto Político Pedagógico no dia a dia da escola, verificando se as atividades estão sendo realizadas no sentido de cumprir os objetivos pedagógicos estabelecidos.

- Acompanha e analisa o desempenho dos alunos, em parceria com os professores.

- Realiza reuniões periódicas com o diretor da Unidade escolar para que seja discutido como está sendo realizado o processo de ensino e aprendizagem, e quais são as medidas que podem ser tomadas para a melhoria desse processo.

- Trabalho conjunto objetivando a melhoria da qualidade de ensino na escola e sucesso em seus trabalhos.

ATRIBUIÇÕES:

As atribuições/atividades do Coordenador de área Responsável pelo núcleo de Gestão Pedagógica e Acadêmica, de acordo com a Deliberação CEETEPS nº 4, de 16 de maio de 2007, inclui as seguintes atividades vinculadas ao projeto político-pedagógico da unidade escolar:

  • planejar atividades educacionais;
  • coordenar com a Direção a (re) construção do projeto político pedagógico;
  • promover a formação contínua dos educadores;
  • assesssorar a Direção nas atividades administrativas e acadêmicas;
  • coordenar as atividades pedagógicas;
  • implementar a execução do projeto político-pedagógico;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto político-pedagógico.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO-PPP

“É o planejamento geral que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. É um processo de organização e coordenação de ação dos professores. Ele articula a atividade escolar e o contexto social da escola. É o planejamento que define os fins do trabalho pedagógico”

Habilidades do Coordenador Pedagógico

  • Saber ouvir;
  • Ser capaz de comunicar com clareza e respeito;
  • Saber se relacionar;

Através dessas habilidades é que ele será capaz de construir uma relação de confiança e respeito entre todos os membros do corpo escolar.

Transformação da Prática

  • É a habilidade do coordenador pedagógico despertar no professor a vontade de repensar o método que ele vem aplicando e refletir sobre se esta é a melhor maneira de fazer o aluno aprender.
  • Se ele perceber que existe uma maneira melhor de transmitir  seus conhecimentos ele transformará sua prática de aula, o que muitas vezes se traduz em uma melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
  • A necessidades de mudança da disciplina é importante em muitas situações, e como a reflexão sobre como melhorar a aula pode ser etimulada.

PLANO DE TRABALHO DOCENTES – PTD

O Plano de Trabalho Docente fundamenta-se no disposto no artigo 13, II e IV da LDB- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional( Lei n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996).

O PTD deve ser feito pelo professor, isto justifica a expressão Plano de Trabalho Docente.

O plano de Trabalho Docente é a expressão da Proposta Pedagógica Curricular, a qual por sua vez expressa o Projeto Político Pedagógico.

O plano é a representação escrita do planejamento do professor. Neste sentido, ele contempla o conteúdo selecionado para um dado período.

O PTD possibilita compreender a concepção de ensino-aprendizagem e de avaliação do professor. Orienta e direciona o trabalho do professor.

Requer conhecimento antecipado do PPP.

Pressupõe a reflexão sistemática de prática educativa.

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PROFESSOR

- Formação

- Tecnologia – incorporar novas tecnologia.

- Didática

- Equipe – trocar idéias com seus pares.

- Planejamento e Avaliação

É fundamental que o professor planeje a aula e o conteúdo que ele transmitirá para os alunos o ano inteiro.

Além disso ele precisa encarar a avaliação como um método que lhe pode servir de diagnóstico sobre o que os alunos estão conseguindo aprender e , a partir desta constatação replanejar a aula a às vezes, inclusive, a forma como ele leciona.

PROFISSIONALISMO

Atitude e postura profissional.

É importante que o professor sempre procure se integrar com seus alunos, a partir do diálogo com eles. Por meio dessa conversa, ele passa a entender melhor o cotidiano dos alunos, e passa a desenvolver novas formas de solucionar problemas que muitas vezes parecem impossíveis.

Prof.ª Nelita Helena de Lima Surati

nelita@etecmlk.com.br

Coordenadora Pedagógica

ALTERADO

DIA 28/03/2016

Orientações

Definições das Estratégias de Ensino

CLIQUE AQUI

Postado 21/10/2014

DELIBERAÇÃO CEE/SP

Nº120/13

Clique aqui

Registros Escolares, Conselho de Classe Final e Progressão Parcial

(Manual - Clique Aqui)

BOLETIM INFORMATIVO

SARESP 2013

 

BOLETIM INFORMATIVO

 1. SARESP 2014 
 

2. GRÁFICOS

BOLETIM INFORMATIVO

Boletim ETEC-2015


SARESP 2015 - ANALISE
 

 

Coordenação Pedagógica

Prof.ª Nelita Helena de Lima Surati

Agendar com a coordenadora:

nelita@etecmlk.com.br

Fale com a Coordenadora

Coordenações de área