Bem-vindos

03/02/2015 17:22

 

São Paulo, 03 de fevereiro de 2015.

Caros alunos,

Aos que chegam, sejam bem-vindos à Etec Martin Luther King, para quem está retornando espero que estejam revigorados pelo descanso das férias.

Temos um ano inteiro pela frente. Muitas são as expectativas em relação a esse novo período de atividades. Quem está na primeira série do ETIM, ou no 1ª módulo do Técnico, vai conhecer a escola e se adaptar a ela.

Aqueles que estão retornando já sabem como é a nossa Etec. Independente disso, todos são alunos, e todos têm um compromisso com a própria vida.

Estudar não é simplesmente frequentar uma escola, ouvir o que os professores têm a dizer, preparar-se para as avaliações e tirar nota. Aliás, aqui, não trabalhamos com notas, trabalhamos com conceitos. Nossa função não é apenas passar uma quantidade infindável de conteúdos.

O nosso dever é muito maior! Temos de prepará-los para a vida, para a profissão e para a cidadania plena, porém a escola sozinha não dá conta de tudo isso. Precisamos da ajuda dos pais e, principalmente, do comprometimento de cada um de vocês, estudantes.

Lembrem-se só a educação pode mudar a vida de uma pessoa para melhor em todos os sentidos. Ninguém deve se iludir com certas facilidades ou com as exceções que fogem a essa regra.  Desse modo, façam da educação algo muito sério em suas vidas. E -para isso- fiquem bastante atentos ao que segue:

1 -  Não gosta de uma determinada matéria ou professor ? Isso não é motivo para deixar de lado tal matéria, ou deixar de fazer as tarefas passadas pelo professor. Bem-vindos à realidade! Na vida nem sempre gostamos de tudo o que temos de fazer;

2 -  Desenvolvam o hábito de estudo, tenham foco e sejam organizados em relação à vida escolar;

3 -  Sejam comprometidos com seus deveres de casa, trabalhos, pesquisas, TCCs e com a aula.  Entendam que em muitos momentos a disciplina é fundamental. Todo mundo tem noção de como é complicado para um adolescente manter o foco, ou para um adulto que  -às vezes- teve um dia dificílimo no trabalho conseguir se concentrar, mas é primordial para o bom andamento das atividades escolares dentro e fora da sala de aula, que vocês se eduquem em relação a isso. Muito cuidado com as conversas paralelas, o uso inadequado do celular ou outras distrações que podem prejudicar a atenção no aprendizado. Há hora para tudo na vida!  

4 - Jamais deixem de tirar todas as dúvidas que tiverem no tocante àquilo que estiverem aprendendo. Ficou uma dúvida?  Não está certo! Perguntem para o professor, ele é a pessoa mais indicada para ajudá-los. Estabeleçam um bom relacionamento com os seus mestres.

5 - Tenham o hábito de fazer anotações, de ler mais sobre os assuntos estudados em sala de aula.  Leiam jornais, revistas, livros de literatura, sejam mais curiosos. Aprendam a aprender;

6 -  Alunos de indústria e gestão de séries e módulos terminais, vocês precisam interagir em relação aos TCCs. Conversem com seus orientadores. Será que não podemos fazer trabalhos conjuntos ? Essa é uma possibilidade que precisa ser explorada! Se for possível, por que não ?, e

7 -  Por fim, cuidem da escola. Ela é de vocês!  Mantenham a limpeza em todos os ambientes: sala de aula, biblioteca, refeitórios, quadra, pátios, laboratórios. Todos os espaços! E tenham em mente algo seriíssimo nos nossos dias: o nosso planeta está gritando por socorro. Desse modo, economizem água e energia elétrica. Aqui na Etec Martin Luther King e em todos os lugares onde estiverem.

                                                                                             IEDA GUIMARÃES CARDOSO

                                                                                                            Diretora

                                                                                             Etec Martin Luther King