EJA de Ensino Médio gratuito a distância - na Etec Martin Luther King

18/11/2015 15:03

Centro Paula Souza lança primeiro EJA 
de Ensino Médio gratuito a distância


18 de Novembro de 2015

Começaram nesta quarta-feira, 18, as inscrições para o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) on-line de Ensino Médio gratuito a distância do Centro Paula Souza. Trata-se de uma iniciativa inédita que promete ser uma alternativa prática para quem pretende fazer um curso técnico ou ingressar no Ensino Superior obter a sua certificação de nível médio. 

A versão on-line do supletivo tem duração de três semestres, com material didático das aulas composto por vídeos e apostilas à disposição do aluno via internet. Apenas os exames para aprovação de módulo são presenciais e ocorrem duas vezes por semestre. Inicialmente, as provas serão aplicadas em três Escolas Técnicas Estaduais (Etecs): Martin Luther King (São Paulo – Tatuapé), Bento Quirino (Campinas) e Fernando Prestes (Sorocaba). 

Para participar, não é preciso prestar Vestibulinho. O interessado deve ter mais de 18 anos, apresentar certificado de conclusão do Ensino Fundamental e residir no Estado de São Paulo. As inscrições podem ser feitas a qualquer momento e não há limite de vagas.

De acordo com a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, o curso representa uma oportunidade para quem precisou largar os estudos e deseja retomar sua formação para buscar melhores posições no mercado. “O ensino a distância permite maior autonomia de horário e facilita o acesso do aluno que não tem condição de frequentar regularmente o EJA em uma escola presencial”, afirma. 

Para o diretor do Grupo de Estudo de Educação a Distância do Centro Paula Souza, Rogério Teixeira, além de contribuir para a democratização do acesso ao Ensino Médio, a iniciativa pretende incentivar o estudante a ingressar no ensino profissional. “O curso já nasce com o padrão de qualidade do Paula Souza e servirá como suporte para quem busca uma carreira nas áreas técnicas e tecnológicas”, ressalta. 

Como se matricular

O interessado deve acessar o site www.cps.sp.gov.br, clicar no link “EaD” e escolher a opção “Ensino Médio – EJA”.  Ao acessar a página, deverá imprimir o formulário e enviá-lo preenchido pelos Correios, ou entregar pessoalmente, junto com cópias autenticadas dos seguintes documentos: certificado de conclusão do Ensino Fundamental, RG, CPF e comprovante de residência no Estado de São Paulo. A documentação deverá ser encaminhada para o Grupo de Estudo de Educação a Distância do Centro Paula Souza: Praça Coronel Fernando Prestes, 74, CEP 01124-060, São Paulo – SP.

Após verificação dos documentos, o aluno receberá a confirmação de sua matrícula por e-mail com login e senha para acesso ao sistema. Cada uma das três séries do curso é composta por sete ou oito disciplinas. Para avançar de série, o estudante deverá se inscrever pessoalmente para as provas presenciais em uma das três Etecs polo. A taxa de inscrição para o exame é de R$ 10 por disciplina. 

O aluno poderá se inscrever no máximo em até quatro componentes por vez. As avaliações ocorrerão nos meses de abril, junho, setembro e novembro. A primeira avaliação será em abril de 2016 e certificará somente a primeira série. Os módulos seguintes entrarão gradativamente nos próximos exames. 
Ao obter aprovação final na terceira série, o estudante recebe o certificado de conclusão do Ensino Médio.  
Assista ao vídeo de apresentação do curso.       

Outros cursos EaD 
                       
Com carga horária, conteúdo, avaliação e diploma iguais ao formato presencial, o Centro Paula Souza conta com cursos na modalidade a distância em nível técnico e superior tecnológico, além de cursos livres.

São oferecidos os cursos técnicos em Administração, Comércio e Secretariado nos formatos semipresencial, aberto e on-line.  Neste segundo semestre de 2015, mais dois novos cursos semipresenciais de Eletrônica e Informática foram lançados pela instituição. Para concorrer a uma vaga nos cursos técnicos semipresenciais, é preciso se inscrever no www.vestibulinhoetec.com.br.

Em nível superior, o Centro Paula Souza criou em 2014 o curso tecnológico de Gestão Empresarial – EaD. Atualmente, mais de 4,2 mil alunos estão matriculados em 51 Fatecs credenciadas no Estado. Para concorrer a uma vaga no curso, é preciso se inscrever no www.vestibularfatec.com.br.

Há também os cursos livres on-line, lançados em junho de 2015, com duração média de 30 horas, voltados a aprimorar o conhecimento sobre temas diversos ligados ao exercício profissional. Os primeiros cursos disponíveis são AutoCad e Mercado de Trabalho.  

Saiba mais sobre o ensino a distância do Centro Paula Souza.
 


Foto: Reprodução/Shutterstock

Material didático das aulas é composto por vídeos e apostilas disponíveis gratuitamente na internet