Etec Martin Luther King embarca para a índia.

18/11/2015 14:06

Alunos de Etecs embarcam nesta terça-feira para competição na Índia


09 de Novembro de 2015

Duas turmas de estudantes de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Martin Luther King (Tatuapé) e Prof. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara (Pirituba), nas zonas leste e norte da Capital, embarcam nesta terça-feira, 10, rumo à Índia. Eles foram convidados a competir no Festival Internacional de Ciências Quanta, realizado pela City Montessori School, na cidade de Lucknow, por terem conquistado medalhas na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras. 

Sete alunos da Etec Pirituba e duas funcionárias da escola levantam voo já no início da madrugada, por volta da uma hora. A delegação da Etec Martin Luther King chega mais tarde no oriente: a partida dos sete jovens, um professor e um responsável será nesta terça à noite. 

Os jovens passaram semanas mergulhados em campanhas para arrecadar fundos e bancar os custos da viagem internacional. Por meio de vaquinhas on-line, rifas e busca por patrocinadores, cada equipe conseguiu arrecadar os cerca de R$ 80 mil necessários para garantir o passe para Lucknow.  

Na mala, os representantes do Brasil nos jogos estudantis levam ansiedade e a vontade de ir bem nas provas, que envolvem debates, protótipos de uma pequena embarcação e de um projeto de robótica, além de uma apresentação da equipe na ponta da língua.

“Hoje fomos nos despedir dos nossos amigos na escola e estavam, como nós, todos muito ansiosos. No início, tínhamos uma pressão de voltar com medalha, mas vimos que só o fato de irmos já é muito especial”, conta Giovanna Miranda de Oliveira, da Etec Pirituba.

O campeonato vai de 14 a 17 de novembro. Depois, os alunos farão um passeio turístico pelo Taj Mahal. Os dois grupos prometem contar tudo sobre a viagem em suas páginas na internet, a Rumo ao Quanta, da Etec Martin Luther King, no Facebook, e a #PartiuPraIndia, da Etec Pirituba. 


Foto: Reprodução Facebook/Rumo ao Quanta

Delegação da Etec Martin Luther King foi ouro em jogos no Brasil