ETEC do Tatuapé faz parceria com grafiteiros.

05/11/2014 18:54

Muro da ETEC Martin Luther King na Rua Cantagalo em direção à Monte Serrat. Foto: aloimage

Rua Cantagalo, sentido Rua Apucarana. Foto: Volo Bianco

Homenagem aos 50 anos da ETEC. Foto: Volo Bianco

Entrada na Rua Cantagalo. Foto: aloimage

Início das pinturas e desenhos feitos pelos grafiteiros. Foto: Volo Bianco

Um dos motivos era as constantes pichações nos muros laterais da escola, que ocupa metade de um quarteirão entre as ruas Apucarana, Emílio Mallet e Cantagalo.

A Etec Martin Luther King, em parceria com o Projeto Alex Vallauri e grafiteiros convidados, deu cara nova aos muros da Rua Cantagalo. De acordo com a diretora Ieda Guimarães Cardoso, o projeto faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos da 3ª série do ETIM (Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio) no Curso de Administração. Para o colégio, que completa 50 anos, seria interessante contar sua história na parte murada através do graffiti, mas não foi possível devido a falta de recursos para a compra de tintas, que ficou por conta dos grafiteiros que tiveram o tema livre como proposta das pinturas. “Desde que não se faça apologia à política, drogas, violência ou a conteúdo pornográfico”, expõe o enunciado da Volo Bianco, que coordena o projeto.

Alex Vallauri nasceu em Asmara, Etiópia em 1949. Segundo a assessoria do artista, foi grafiteiro, artista gráfico, pintor, desenhista, cenógrafo e gravador. Tinha dupla nacionalidade, uma delas era italiana. Formado em comunicação visual pela Fundação Armando Álvares Penteado, se especializou em artes gráficas no LithoArt Center na Suécia. Estudou desenho no Billy Accioli na Inglaterra, frequentando também o PrattInstitute nos Estados Unidos. Treinou sua técnica de gravura retratando pessoas no porto de Santos, dando continuidade aos grafites em espaços públicos nos muros de São Paulo. Aplicou a xerografia como uma nova maneira de aplicar gravura e também estampou camisetas, bottons, adesivos, sendo pioneiro do grafite no Brasil.

De acordo com a Volo Bianco, uma consultoria formada pelos alunos do 3º ano do curso de Administração da Etec Martin Luther King – que visa integrar o graffiti nas organizações de modo a trazer benefícios tanto para a organização como ao grafiteiro – o projeto Alex Vallauri objetiva, além de revitalizar os muros da escola, agregar cor e cultura à comunidade, através da arte urbana, valendo-se da localização e do reconhecimento que a ETEC Martin Luther King possui. Seus idealizadores almejam que o contato da sociedade com a arte que está sendo expressa nos muros seja muito maior e eficaz.

A Volo Bianco Consultoria é composta por dez integrantes: Natalia Alves Santos– Presidente; Heitor Bin – Vice-Presidente; Alessandra Mirella – Financeiro; Raquel Xavier – Financeiro; Ana Carolina Kubo – Recursos Humanos; Isabella Muniz – Recursos Humanos; Emily Santos – Marketing; Gabriela Parise – Marketing; Karina Aguila Slan – Designer; Natasha Durazzo – Monografia.

O Projeto Alex Vallauri foi executado entre os dias 1 e 2 de novembro. Na Rua Apucarana, o projeto prestou uma homenagem aos 50 anos da escola.

Com informações da Volo Bianco.

Fonte: http://alotatuape.com.br