SERVIÇOS JURÍDICOS

Etec Martin Luther King - Extensão na EE João Crispiniano Soares

R. Francisco Antunes, 1078 - Vila Augusta
CEP 07040-010 - Guarulhos/SP
Telefone: (11) 2091-7465 / (11) 2093-8636
E-mail: etecguarulhos@bol.com.br
 

Fundamentação: Ofício nº 033/2015 DIR e Informação nº 577/2015 - GSE/Geslinf - A partir de 02/03/2015.
 

CONTEÚDOS DIDÁTICOS EM VERSÃO DIGITAL

NÚCLEO BÁSICO

NÚCLEO BÁSICO VOL.1 - KEY TO ENGLISH

NÚCLEO BÁSICO VOL.2 - LINGUAGEM, TRABALHO E TECNOLOGIA

NÚCLEO BÁSICO VOL.3 - PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO TCC

NÚCLEO BÁSICO VOL.4 - ÉTICA PROFISSIONAL E CIDADANIA ORGANIZACIONAL

NÚCLEO BÁSICO VOL.5 - SEGURANÇA E QUALIDADE

 

 

O TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS: É o profissional que executa serviços de suporte e apoio técnico-administrativo a escritórios de advocacia, de auditoria jurídica, recursos humanos e departamentos administrativos, bem como cumpre as determinações legais atribuídas a cartórios judiciais e extrajudiciais, executando procedimentos e registros cabíveis. É responsável pelo gerenciamento e pelo arquivo de processo e de documentos técnicos. Presta atendimento ao público.

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Mercado de trabalho: Escritórios de advocacia, escritórios de auditoria jurídica, setor de recursos humanos, departamentos administrativos de empresas privadas e de instituições públicas.

UM POUCO DE HISTÓRIA

 

"A justiça tem numa das mãos a balança em que pesa o direito, e na outra a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal, a balança sem a espada é a impotência do direito" - Rudolf Von Ihering.
A Balança é um dos mais populares símbolos profissionais, bastando em si, para indicar que o portador se trata de advogado ou algo relacionado ao Direito e a Justiça. Mas o que não é tão popularizado é a origem desse símbolo. Originalmente, a balança simbólica, nunca está isolada, mas acompanhada de uma espada e sustentada por uma imagem feminina.
Essa figura feminina é a deusa grega Diké, filha de Zeus e de Thémis, que, de olhos abertos, segurava, com a mão direita a espada e, com a esquerda uma balança de dois pratos. A balança representa a igualdade buscada pelo Direito e a espada representa a força, elemento inseparável do Direito.
Note-se que a Deusa Diké, originalmente, não estava vendada e sempre tinha os olhos bem abertos para distribuir a Justiça empregando a força das Leis contra seus opositores. Contudo, no século XVI, por invenção de artistas alemães, ironicamente, foi-lhe vendados os olhos, retirando-lhe a visão.
Hoje, não é raro encontrar imagens da Deusa sentada e, também ironicamente, atribuir tal posição ao cansaço pela espera de desfechos das causas ante a lentidão processual que, infelizmente, ocorre.
Deixando de lado, a plástica conferida pelos artistas à Diké, voltemos ao ponto da Balança: 
   
O símbolo da balança, usado isoladamente mas atrelado à Justiça, representa a igualdade e equilíbrio processual conferidos às partes envolvidas em um processo. A igualdade e equilíbrio processual estão previstos em nossa Constituição e são inerentes ao Estado de Direito.
Mas também sabe-se que uma balança tem função precípua de aferir peso e, no contexto legal, em seus pratos, serão colocadas pelas partes contendoras, todas as suas provas e, sem qualquer interferência externa, (imparcialmente), a balança apontará quem de fato detém a prova mais robusta e portanto, será o vencedor no litígio.
Aí reside a importância da prova processual, pois apenas invocar direitos não é base para fazer mover o prato da balança em seu favor. Cabe à quem alega os fatos, a sua comprovação, (ônus da prova), através de documentos, testemunhas, perícias ou qualquer outro tipo de prova em Direito admitido.
 

Portanto, não podendo antever quando e como um direito pessoal será violado, deve precaver-se sempre e “armazenar” provas em nosso dia a dia, nunca desprezando nenhum “rascunho”, “recibinho”, 

Fonte: http://eufacodireito.blogspot.com.br/2010/12/qual-o-significado-do-simbolo-da.html Acesso em 28 de fevereiro de 2013.

    

Alunos

De acordo com o Regimento Interno - Capítulo II; Artigo 124; Inciso II: O aluno deverá comparecer pontualmente e assiduamente às aulas de acordo com o Regimento Interno.

 

HORÁRIO DA NOITE
18h50min 19h47min
19h47min 20h44min
20h44min 20h56min
20h56min 21h53min
21h53min 22h50min

 

ALTERADO

DIA 05/01/2016

COORDENAÇÃO DE SERVIÇOS JURÍDICOS

Profª Estefânia Pianoski Arata

Agendar horário com a coordenadora:

etecguarulhos@bol.com.br

Fale com o Coordenador

Professor Rafael Diamantino