Of. 182/2015 - Cetec/Capacitações - Assunto: Formação Continuada de Professores do Ensino Profissional - Capac. - Disseminadores

31/08/2015 12:51

Ofício Cetec - nº  182/2015

Assunto: Formação Continuada de Professores do Ensino Profissional

Capacitação – Disseminadores da Educação Fiscal - Projeto SAEP 1.2.125

 

São Paulo, 24 de agosto de 2015.

                                              

Prezado (a) Senhor (a) Diretor (a),

 

Convidamos os professores do eixo de Gestão e Negócios de sua unidade de ensino para participarem do curso “Disseminadores da Educação Fiscal - EAD”, que será oferecido integralmente em ambiente virtual de aprendizagem, pela plataforma Moodle.

 

O objetivo desta capacitação é promover e institucionalizar a Educação Fiscal para o efetivo exercício da cidadania, visando o constante aprimoramento da relação participativa e consciente entre o estado e o cidadão, concorrendo para a defesa das permanentes garantias constitucionais.

 

É importante sensibilizar o professor da instituição a respeito da importância do tema “cidadania fiscal”, difundindo informações fiscais em linguagem simples e de forma transparente, possibilitando uma ampla disseminação dos conteúdos ao alunado, multiplicando e compartilhando conhecimentos sobre a gestão pública, demonstrar que a corrupção e a sonegação fiscal são crimes sociais de elevado potencial ofensivo, na medida em que lesam o conjunto da sociedade, especialmente os mais pobres ao subtrair do Estado recursos essenciais ao cumprimento de sua missão constitucional.

 

O curso é parte do acordo de cooperação da Secretaria da fazenda/CPS nº 4378/2015.

 

O curso será disponibilizado aos professores do Centro Paula Souza, totalmente em EAD, na plataforma Moodle da Fazesp, Escola Fazendária do estado de São Paulo, elaborado pela equipe de trabalho do GEF, Grupo de trabalho de Educação Fiscal, composto por representantes de órgãos federais, estaduais e municipais.

 

Ementa da capacitação:

Serão ofertadas 120 vagas para o curso que terá a duração de 120 horas, as atividades serão distribuídas em 8 semanas de atividades à distância na plataforma Moodle da Fazesp, Escola Fazendária do estado de São Paulo, com previsão de início em 14/09/2015 e término em 31/10/2015.

Conteúdo programático:

Módulo 1 - Educação Fiscal no Contexto Social

Módulo 2 – A Relação Estado e Sociedade

Módulo 3 – Função Social Dos Tributos

Módulo 4 - Gestão Democrática dos Recursos Públicos

Módulo 5 - Elaboração de projetos

O material pedagógico do curso, composto por quatro cadernos, foi elaborado com o objetivo de contribuir para a formação permanente do indivíduo, na perspectiva da maior participação social nos processos de geração, aplicação e fiscalização dos recursos públicos, a atual edição do curso busca adequar seus conteúdos aos fatos sociais, políticos e econômicos que constroem o dinamismo da história, bem como incorporar temas relacionados às novas bases de financiamento da educação básica e aos avanços promovidos pelo poder público e pela sociedade na transparência e no controle das finanças do Estado.

Caderno 1 – Educação Fiscal no Contexto Social: aborda as diretrizes do Programa, seus objetivos e abrangência, no contexto da educação fiscal e na educação pública.

Caderno 2 – Relação Estado-Sociedade: suscita temas relativos à organização da vida em sociedade e suas implicações na garantia do estado democrático de direito e de cidadania.

Caderno 3 – Função Social dos Tributos: destaca a importância do tributo na atividade financeira do Estado para a manutenção das políticas públicas e melhoria das condições de vida do cidadão.

Caderno 4 – Gestão Democrática dos Recursos Públicos: evidencia temas relativos ao orçamento, ao compromisso social e fiscal do gestor público e ao exercício do controle social.

As inscrições estarão abertas de 24/08/2015 e 07/09/2015 pelo site: www.cpscetec.com.br/ceteccap/

A responsabilidade pelos registros, avaliação, acompanhamento e tutoria dos alunos na plataforma Moodle será de responsabilidade da Fazesp, Escola Fazendária do estado de São Paulo, bem como a emissão dos certificados dos professores devidamente aprovados, as atividades são obrigatórias e serão necessários no mínimo 70% de aproveitamento.https://www.cpscetec.com.br/https://www.cpscetec.com.br/

Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários pelo e-mail do coordenador de projetos gislayno.monteiro@etec.sp.gov.br , ou pelo telefone (11) 3324-3906.

 

Solicitamos ainda informar aos professores que se inscrevam somente se tiverem disponibilidade para participar de todas as atividades previstas, lembrando que aqueles que não concluírem o curso e não tiveram suas justificativas aceitas, estarão impedidos de participar de outra capacitação oferecida pela Cetec no próximo semestre.

 

Certos da importância da formação continuada dos professores para a qualidade de ensino do Centro Paula Souza, solicitamos que informe, estimule e viabilize a participação de seus professores.

 

Atenciosamente,

 

        Gislayno Ficuciello Monteiro                                                                          Lucília F. Guerra

   Professor Coordenador de Projetos                                             Responsável centro de capacitação técnica,

                                                                                                                               pedagógica e gestão.        

 

         Almério Melquíades de Araújo

Coordenador do Ensino Médio e Técnico

 

Ao (À) Senhor(a)Diretor(a)