QUAL A CAUSA E QUAIS OS SINTOMAS DO RESFRIADO, GRIPE E PNEUMONIA?

01/07/2015 10:55

Resfriado, gripe e pneumonia

QUAL A CAUSA E QUAIS OS SINTOMAS DO RESFRIADO, GRIPE E PNEUMONIA?

COMO SE TRATA?

Resfriado e gripe são provocados por vírus. A pneumonia também pode ser ocasionada por vírus, mas mais frequentemente por bactérias. As bactérias das pneumonias adquiridas em hospitais são diferentes, sendo algumas dessas resistentes ao tratamento com antibióticos usuais.

 

Resfriado : apesar de freqüente, não é debilitante. Os principais sintomas são coriza nasal, espirros e dor de garganta. Não necessita de antibióticos, apenas medicação sintomática.

Gripe : os sintomas são febre acima de 38°C, tosse, coriza, dores pelo corpo e mal-estar generalizado. Não necessita de antibióticos, apenas medicação sintomática. Pode levar a complicações, como sinusite e pneumonia.

Pneumonia : pode ou não ser complicação da gripe. No início, os sintomas podem ser semelhantes aos da gripe, porém, além da febre prolongada, surge dor no peito, falta de ar e catarro amarelado. Os idosos podem apresentar manifestações diferentes (ausência de febre, alteração do quadro neurológico) e cabe atenção redobrada.

 

ATENÇÃO:

O uso abusivo e inadequado de ANTIBIÓTICOS torna as bactérias resistentes ao medicamento. Profissionais de saúde e pacientes precisam se envolver e tentar utilizá-los apenas quando necessários, auxiliando assim no combate à resistência bacteriana.

 

QUANDO E COMO DEVO ME VACINAR?

A vacina contra o vírus influenza (causador da gripe) está disponível em clínicas privadas e em postos de saúde. É indicada anualmente para crianças maiores de 6 meses de idade, para maiores de 60 anos e para pessoa de qualquer idade com outras doenças, gestantes, indígenas e profissionais da saúde.

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) recomenda o uso das duas vacinas contra a pneumonia pneumocócica: a 13-conjugada seguida meses após pela 23-polissacarídica.

A vacina 13-conjugada já está liberada em nosso país pela ANVISA/MS para maiores de 50 anos, porém não está disponível em programas de vacinação do governo, apenas em clínicas particulares.

A coqueluche pode ser prevenida também através de vacinação na fase adulta, sendo eficaz na prevenção de forma graves, porém não está disponível amplamente em serviços públicos.

Fonte: https://sbpt.org.br/espaco-saude-respiratoria-infeccoes-respiratorias/ Acesso em 29/06/2015


Programa de Relacionamento
Centro de Promoção e Proteção
à Saúde do Servidor - Prevenir/Iamspe