Seleção dos Monitores - Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza

07/07/2015 15:47

OFÍCIO CIRCULAR Nº 11/2015 – GDS

 

São Paulo, 02 de julho de 2015.

 

 

Senhor(a) Diretor(a),

 

 

Estamos iniciando o processo de manifestação de interesse para seleção dos Monitores que acompanharão os alunos e professores do Centro Paula Souza no Programa de Intercâmbio Cultural do segundo semestre de 2015, com viagem programada de setembro a novembro de 2015 (alunos) e janeiro de 2016 (docentes). Informamos que este processo de seleção será feito pela agência de turismo contratada via licitação pública para operacionalizar o Intercâmbio, com supervisão do Ceeteps.

 

Contamos mais uma vez com a colaboração dos senhores, no sentido de que esse processo seja amplamente divulgado a todos os servidores, conforme segue:

 

Informações sobre o Programa

ü  Número Total de Vagas: 15 (quinze) para Intercâmbio de Inglês e 05 (cinco) para Intercâmbio de Espanhol (podendo sofrer aumento ou diminuição do número, que varia de acordo com os grupos de embarque dos alunos).

ü  Tipo de Função: Monitoria e acompanhamento dos participantes no Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza na Argentina, Chile ou Espanha para língua Espanhola; Estados Unidos ou Inglaterra para língua Inglesa.

ü  Tempo de Duração da Função/Curso: 04 semanas;

ü  Período dos Embarques: de setembro a novembro de 2015 e janeiro de 2016.

ü  Como Fazer a Manifestação de Interesse: após obter autorização da Direção da Unidade/Departamento por escrito, acessar o site no linkhttps://bit.ly/intercambio_monitores

 

Os Monitores selecionados para o Programa de Intercâmbio Cultural terão direitos e deveres:

 

Dos direitos dos monitores:

                       I.      Afastamento integral da função exercida, sem prejuízo dos vencimentos.

1º - Não caberá substituição dos servidores técnicos e administrativos e auxiliares docentes selecionados e oficialmente afastados, nos termos de que trata este documento.

2º - No caso de docente, a substituição ou reposição de aulas deverá ser devidamente formalizada e anexada ao processo do respectivo substituto, quando houver. É necessário que haja um planejamento de reposição de aulas, ou, na impossibilidade, que a Direção da unidade obtenha autorização para substituição do professor.

                      II.      04 (quatro) semanas de curso na Argentina, Chile ou Espanha para língua Espanhola; Estados Unidos ou Inglaterra para língua Inglesa.

                    III.      Hospedagem em casa de família e/ou residência estudantil, em conformidade com os critérios estabelecidos pelo Programa.

  1. Meia pensão, compreendendo café da manhã e jantar.

                     V.      Ajuda de custo no valor de US$400,00 (quatrocentos dólares americanos) para Argentina, Chile ou Estados Unidos, £$400,00 (quatrocentas libras esterlinas) para Inglaterra ou €$400,00 (quatrocentos euros) para a Espanha, depositados em Cartão de Viagem.

                   VI.      Transporte aéreo em classe econômica.

                  VII.      Traslados no país de destino.

                 VIII.      Transporte público para locomoção até a escola e volta para a acomodação, no país de destino.

                   IX.      Seguro saúde.

 

 

Os deveres dos Monitores:

 

                    I.         Participar das reuniões pré e pós embarque solicitadas pelo Ceeteps e/ou pela agência contratada, arcando com despesas de transporte e estadia, de cunho pessoal, se necessário;

                   II.         Cumprir horários e compromissos de embarque e desembarque de alunos, seguindo as normas estabelecidas pela agência contratada e pelo Ceeteps;

                 III.         Acompanhar os intercambistas nas atividades didático-pedagógicas e extracurriculares solicitadas pela instituição de ensino responsável pela oferta do curso;

                IV.         Frequentar e realizar todas as atividades avaliativas do curso, inclusive provas e exercícios;

                  V.         Atuar de acordo com as normas de acomodação na casa da família anfitriã ou residência estudantil, segundo as regras do Programa e normas estabelecidas pela agência contratada e pelo Ceeteps;

                VI.         Enviar relatórios semanais à agência e coordenação do Programa;

               VII.         Elaborar e apresentar relatório de atividades realizadas durante o período de afastamento e apresentar comprovante ou atestado de frequência no prazo de 30 (trinta) dias após o retorno, que se considerados insatisfatórios, os dias afastados serão tidos como faltas injustificadas.

              VIII.         Atender eventuais solicitações dos intercambistas, dos familiares, do centro de línguas, da coordenação do Intercâmbio Cultural do Ceeteps e da agência contratada.

 

Os custos com passaporte, visto de estudante e demais custos envolvidos no transporte ou estadia no país de origem são de responsabilidade dos monitores contemplados.

 

Dos Critérios para Inscrição:

 

Poderão se inscrever ocupantes de emprego público do quadro de pessoal do Centro Paula Souza, que preencham os seguintes requisitos:

 

ü  Dispor de autorização do superior imediato (Diretor da unidade nos casos de Etec e Fatec), considerando as providências a serem tomadas no caso de afastamento do servidor.

ü  Mínimo 02 (dois) anos de exercício junto ao Ceeteps até a data final de inscrição (contratados até agosto/2013).

ü  Não ser servidor ou empregado contratado por tempo determinado ou emergencial;

ü  Não estar afastado ou licenciado integralmente de suas funções, exceto para assumir outras funções no Ceeteps;

ü  Demonstrar perfil de liderança, coordenação e direção de equipe, a serem avaliados pela agência;

ü  Possuir dinamismo e pró atividade para solução de problemas e imprevistos, bem como para tomada de decisões, a serem avaliados pela agência;

ü  Demonstrar boa comunicação e bom relacionamento interpessoal, a ser avaliado pela agência;

ü  Inglês ou Espanhol: é exigido nível mínimo de proficiência B2 (Quadro Comum Europeu – CEF), que deverá ser comprovado através de Exame Internacional de Proficiência, com data de realização inferior a 02 (dois) anos a contar da presente data (julho/2015), e/ou por Exame de Línguas oferecido pela agência contratada.

 

Das Etapas:

 

1ª Etapa – Manifestação de Interesse;

2ª Etapa – Apresentação da declaração de liberação do Superior imediato / Diretor da unidade;

3ª Etapa – Solicitação de comprovantes do Exame de Proficiência Internacional. No caso de não possuir a certificação, o candidato deverá fazer o Teste aplicado pela Agência. No caso de possuir Certificado de Proficiência Internacional a agencia também poderá chamar o candidato para avaliação complementar;

4ª Etapa – Análise do Currículo Vitae e/ou Lattes, a ser realizado pela agência;

5ª Etapa – Entrevista / dinâmica com os candidatos aprovados;

 

6ª Etapa – A Coordenação do Intercâmbio, após análise da classificação dos candidatos, elaborará lista final a ser submetida ao Gabinete da Superintendência para aprovação da Senhora Diretora-Superintendente do Ceeteps.

7ª Etapa – Abertura de Processo de afastamento dos funcionários, conforme orientação da URH.

 

Solicitamos aos interessados na monitoria providenciarem o passaporte (quando necessário), a fim de não haver imprevistos que impossibilitem o embarque.

 

Com exceção da 1ª Etapa, que já está em andamento, as demais Etapas serão informadas por e-mail, pela Coordenação do Intercâmbio Cultural e/ou Agência contratada.

 

 

Será dada preferência aos participantes que não foram contemplados em edições anteriores desse Programa, desde que atendam aos critérios estabelecidos.

 

 

Cronograma do Processo de Manifestação de Interesse:

 

 

Ações

Datas

Abertura das inscrições

02 de julho de 2015

Encerramento das Inscrições

15 de julho de 2015

às 18 horas

 

 

Em caso de dúvida, as unidades de ensino poderão entrar em contato com a equipe da Coordenação do Intercâmbio Cultural, através do link do “Fale Conosco”.

 

 

https://bit.ly/intercambio_faq_monitores

 

 

Certos de contar com a colaboração de todos, agradecemos o empenho dispensado e permanecemos à disposição para informações complementares.

 

 

 

Atenciosamente,

 

 

LAURA LAGANÁ

Diretora Superintendente

 

 

 

 

 

 

Ilustríssimo(a) Senhor(a)

Diretor(a) de ETEC

 

Diretor(a) de FATEC