Semana de Meio Ambiente e Mostra Ecofalante

29/05/2015 10:36

Ofício nº 093 /2015 – Cetec Capacitações

Assunto: Semana de Meio Ambiente e Mostra Ecofalante

Ref.: Saep 7.1.18- Lei Estadual 659/2014 que instituiu a Semana de Meio Ambiente e Mostra Ecofalante

 

São Paulo, 25 de maio de 2015.

 

Senhor (a) Diretor (a),

 

No ano de 2015 foi sancionado, pelo Governador Geraldo Alckmin, o Projeto de Lei 659/14 de autoria do Deputado Estadual Itamar Borges, que estabelece a Semana de Meio Ambiente, a qual deve ser comemorada de 1 a 7 de junho de cada ano.  A Lei tem o objetivo de contribuir para com a conscientização da população sobre os temas ambientais, principalmente aqueles que dizem respeito à preservação dos recursos naturais dos municípios paulistas.  Há várias atividades que podem ser realizadas nas escolas: campanhas educativas; palestras; seminários; oficinas de reciclagem; feiras de projetos de produção e consumo sustentáveis (orgânicas, agroecológicas); caminhadas e trilhas sensitivas; plantio de árvores em nascentes; apresentação de filmes e vídeos; mostra de fotografias; feiras de livros; oficina de crochê com sacolas plásticas; recreação ecológica; uso racional de água e energia; teatro infantil; oficinas de artes; corridas e campeonatos esportivos; shows com atrações locais e nacionais, entre outras atividades. Nesse sentido, solicita-se especial contribuição de sua parte para organizar, divulgar e promover a Semana de Meio Ambiente em sua unidade escolar.

Na certeza de que muitas unidades escolares do Centro Paula Souza realizam comemorações e atividades para essa temática, solicita-se que enviem um breve relato com fotos sobre esses eventos realizados para que oportunamente possam ser informados à sociedade.

Como parte de comemoração dessa semana, a Cetec está oferecendo, dentre outros cursos e ações, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental que se destaca por pesquisar, selecionar e exibir os melhores filmes de temática socioambiental produzidos em diversas partes do mundo. São obras de excelente qualidade cinematográfica, que contribuem para o debate e para a reflexão acerca de importantes questões contemporâneas. No início do mês de junho, a Ecofalante oferecerá espaço para exibição de filmes e debate, com obras selecionadas especialmente para enriquecer a formação dos professores e dos estudantes. É uma excelente oportunidade de promover reflexão significativa e desenvolver estes temas entre os alunos, com potencial para ressoar em diferentes disciplinas posteriormente.  As sessões para escolas acontecerão nos dias 1, 2, 3 e 9 de junho de 2015 e devem ser agendadas com Leticia Zero, pelos telefones (11) 3812-0166 l 3814-9099 ou 11 9 99577478 ou pelo endereço eletrônico  leticia.ecofalante@gmail.com.  As sessões acontecem nos espaços e horários indicados a seguir:  

- Biblioteca São Paulo (Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana, próximo ao metrô Carandiru) - Dias 2, 3 e 9 de Junho - Sessões 9h30 e 14h00. Capacidade: 87 pessoas.

- Biblioteca Villa Lobos (Av Queiróz Filho, 1205 - Parque Vila Lobos - Alto da Lapa) - Dias 2, 3 e 9 de Junho - Sessões 14h00.  Capacidade: 180 pessoas.

- Cine Caixa Belas Artes (Rua da Consolação 2423 - próximo ao Metrô Paulista e Consolação)- Dias 1, 2, 3 e 9 de Junho - Sessões 10h. Capacidade: 150 pessoas.

Observações e considerações gerais sobre a Ecofalante:

. Para agendar uma sessão, a instituição deve escolher o local e horário desejado (sujeito à disponibilidade e lotação do espaço).

. A primeira instituição a reservar o horário, poderá escolher o filme a ser exibido. A lista de filmes selecionados, com links para os trailers, está abaixo. Todos os filmes são falados em inglês e legendados em português, exceto Amazônia Desconhecida, que é falado em português.  

. Recomenda-se os filmes preferencialmente para o público do Ensino Médio e Superior, ou também para últimos anos do Ensino Fundamental.

. Oferece-se o filme e a sala, com espaço para debate após a sessão. As turmas devem ser acompanhadas de um professor responsável que possa mediar o debate após a sessão. O transporte é responsabilidade da unidade escolar.

. Após a escolha do título, será enviado com antecedência um link por meio do qual os professores poderão assistir de forma online ao filme na íntegra antes da sessão e preparar o debate.

. As sessões não têm custo de exibição para escolas e faculdades públicas.

 

Os títulos sugeridos para exibição e debate são:

1. A Crise Global da Água  https://www.ecofalante.org.br/mostra/filmes/detalhes/idf/86

2. A Escala Humana   https://www.ecofalante.org.br/mostra/filmes/detalhes/idf/87

3. Amazônia Desconhecida   https://www.ecofalante.org.br/mostra/filmes/detalhes/idf/88

4. Trashed - Para Onde Vai Nosso Lixo https://www.ecofalante.org.br/mostra/filmes/detalhes/idf/89

 

Como sugestão pode ser visitado o site e a página do facebook para conhecer melhor o trabalho: https://www.ecofalante.org.br   e facebook.com/mostraecofalante.

Certos da importância da formação dos alunos para a qualidade de ensino do Centro Paula Souza, solicitamos que informe, estimule e viabilize a participação de seus professores e alunos.

Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários pelo e-mail raquel.fabbri@cps.sp.gov.br.

    

 

 

Raquel Fabbri Ramos

Professora Coordenadora de Projetos

Almério Melquíades Araújo

Coordenador do Ensino Médio e Técnico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao (À) Ilmo (a)

Sr (a) Diretor(a) de Etec

 

 

PROJETO DE LEI Nº 659, DE 2014

Institui a "Semana do Meio Ambiente".

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:

 

 

Artigo 1º – Fica instituída a "Semana do Meio Ambiente", a ser comemorada, anualmente, entre os dias 1 a 7 de junho.

Artigo 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado todo dia 5 (cinco) de junho, não foi esquecido pelo Estado de São Paulo, que editou a Lei nº 9.469, de 27 de dezembro de 1996, que institui o Dia do Meio Ambiente.

 

Contudo, diante da relevância do tema, denota-se primordial, a fim de rememorar os compromissos assumidos na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que tal celebração seja ampliada no sentido de compreender uma semana inteira de realização de campanhas educativas e informativas, além da adoção de diversas outras ações positivas em relação à preservação do meio ambiente.

 

No ano de 2013, o Ministério do Meio Ambiente realizou uma série de eventos no Rio de Janeiro, com o tema “Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis”, com a realização de variadas oficinas, tais como a do consumismo infantil e a de compras públicas sustentáveis.

 

O Estado de São Paulo não pode deixar de participar amplamente deste debate tão importante para toda a sociedade, de modo que a instituição da Semana do Meio Ambiente é o meio mais adequado para fomentar esta discussão.

 

Diante do exposto, requer-se o voto favorável das senhoras e dos senhores deputados para a aprovação deste projeto de lei.Semana de Meio Ambiente e Mostra Ecofalante